As festas juninas já acabaram, mas as comemorações cívicas de 7 de setembro estão chegando e você terá mais uma oportunidade de registrar em sua máquina digital os fogos de artifício que enfeitarão o céu da cidade no próximo mês. Ou quem sabe, você pode guardar estas dicas para o Reveillón no final do ano ou para a final do Brasileirão.
Nas dicas a seguir você aprenderá a configurar sua máquina da maneira correta para conseguir tirar fotografias de fogos de artifício sem borrar e ainda obter o colorido que você vê na tela.
Comece com o equipamento correto
Não é necessário muito para conseguir tirar fotos de fogos de artifícios surpreendentes, já que a maioria das câmeras digitais possui configurações automáticas ou permitem que você ajuste o tempo de exposição e a abertura do diafragma. Infelizmente, os equipamentos que possuem apenas as opções automáticas não oferecem bons resultados.
De qualquer maneira, você terá de usar um tripé: qualquer foto de fogos de artifícios exige um tempo de exposição de no mínimo um segundo e você não vai conseguir segurar a câmera firmemente por todo este tempo.
Se você tiver um controle remoto, ótimo! Mas não chega a ser um acessório indispensável. Se você não tiver um, não se desespere. O principal objetivo dele é evitar tocar na câmera durante o tempo de exposição para não tremer a máquina e, conseqüentemente, borrar a foto. Então, seja delicado, não toque a câmera nem a incline depois de iniciada a exposição e provavelmente tudo dará certo.
Eu gosto muito daqueles controles remotos pequenos que utilizam infravermelhos e evitam quaisquer toques durante a operação. A Olympus, em particular, costuma incluí-los em suas câmeras digitais.
Acerte o foco
Normalmente, você não se preocupa com o foco quando você faz retratos de pessoas, desde que a sua câmera tenha foco automático. No entanto, fotografar fogos de artifícios é diferente, já que você está trabalhando praticamente na escuridão total e a câmera pode demorar muito tempo procurando o foco correto no momento em que você tirar a foto. Se você sempre tenta tirar uma foto no escuro e escuta a lente se ajustando para procurar o foco correto, sabe sobre o que eu estou falando.
Qual a solução? Caso a câmera tenha opção de configuração manual, opte por este modo e ponha foco no infinito. Se não tiver a opção de modo manual, a câmera provavelmente terá uma opção para o modo “paisagem” (“landscape mode”, normalmente representado pelo desenho de uma montanha).
Nesta função, ela irá focar no infinito automaticamente. O infinito, casualmente, estará sempre com a distância focal correta quando disparar sobre fogos de artifícios – a não ser que você esteja a uma distância nada segura dos fogos. Neste caso, o melhor foco para a sua câmera não deve ser sua maior prioridade!
Nas dicas a seguir você aprenderá a configurar sua máquina da maneira correta para conseguir tirar fotografias de fogos de artifício sem borrar e ainda obter o colorido que você vê na tela.
Comece com o equipamento correto
Não é necessário muito para conseguir tirar fotos de fogos de artifícios surpreendentes, já que a maioria das câmeras digitais possui configurações automáticas ou permitem que você ajuste o tempo de exposição e a abertura do diafragma. Infelizmente, os equipamentos que possuem apenas as opções automáticas não oferecem bons resultados.
De qualquer maneira, você terá de usar um tripé: qualquer foto de fogos de artifícios exige um tempo de exposição de no mínimo um segundo e você não vai conseguir segurar a câmera firmemente por todo este tempo.
Se você tiver um controle remoto, ótimo! Mas não chega a ser um acessório indispensável. Se você não tiver um, não se desespere. O principal objetivo dele é evitar tocar na câmera durante o tempo de exposição para não tremer a máquina e, conseqüentemente, borrar a foto. Então, seja delicado, não toque a câmera nem a incline depois de iniciada a exposição e provavelmente tudo dará certo.
Eu gosto muito daqueles controles remotos pequenos que utilizam infravermelhos e evitam quaisquer toques durante a operação. A Olympus, em particular, costuma incluí-los em suas câmeras digitais.
Acerte o foco
Normalmente, você não se preocupa com o foco quando você faz retratos de pessoas, desde que a sua câmera tenha foco automático. No entanto, fotografar fogos de artifícios é diferente, já que você está trabalhando praticamente na escuridão total e a câmera pode demorar muito tempo procurando o foco correto no momento em que você tirar a foto. Se você sempre tenta tirar uma foto no escuro e escuta a lente se ajustando para procurar o foco correto, sabe sobre o que eu estou falando.
Qual a solução? Caso a câmera tenha opção de configuração manual, opte por este modo e ponha foco no infinito. Se não tiver a opção de modo manual, a câmera provavelmente terá uma opção para o modo “paisagem” (“landscape mode”, normalmente representado pelo desenho de uma montanha).
Nesta função, ela irá focar no infinito automaticamente. O infinito, casualmente, estará sempre com a distância focal correta quando disparar sobre fogos de artifícios – a não ser que você esteja a uma distância nada segura dos fogos. Neste caso, o melhor foco para a sua câmera não deve ser sua maior prioridade!
Como usar o zoom
Está quase tudo pronto. Você colocou sua câmera em um tripé; ajustou o foco no infinito; e está esperando que os fogos comecem.
Mesmo que fique tentado a utilizar o máximo de zoom para conseguir ângulos mais próximos, eu recomendo que você afaste um pouco para que possa captar mais fogos em um único enquadramento.
É claro que você pode experimentar e mudar a escala de zoom durante a noite, mas se você deixá-lo distante o suficiente quando iniciar a exposição será possível registrar os fogos subindo no ar e, depois, explodindo - tudo no mesmo quadro. Assim, é mais garantido que saiam boas fotografias desde o começo.
Ao deixar o zoom muito próximo, fica mais difícil saber exatamente quando e onde os fogos irão parar e você pode não conseguir registrar o momento.
Procure a exposição correta
Agora só falta escolher a exposição certa. Como você está fotografando pequenos pontos de luz que se movem sobre o céu negro, devemos usar um tempo de exposição mais longo do que o padrão de 1/60 segundos que normalmente sua câmera utiliza. Você provavelmente obterá melhores resultados se usar um tempo entre 1 e 4 segundos.
Se você puder controlar o tempo de abertura, tente começar pelo f/8. Depois de fazer as primeiras fotos, reveja-as em sua câmera e observe se você conseguiu registrar as cores reais dos fogos. Se eles ficarem brancos nas fotos, você deve usar o mesmo tempo de exposição, fechar um pouco a abertura focal, ou seja, alterar de f/8 para f/11 ou f/16, e tentar novamente. Caso não seja possível alterar a abertura do diafragma de sua câmera, reduza o tempo de exposição.
Está quase tudo pronto. Você colocou sua câmera em um tripé; ajustou o foco no infinito; e está esperando que os fogos comecem.
Mesmo que fique tentado a utilizar o máximo de zoom para conseguir ângulos mais próximos, eu recomendo que você afaste um pouco para que possa captar mais fogos em um único enquadramento.
É claro que você pode experimentar e mudar a escala de zoom durante a noite, mas se você deixá-lo distante o suficiente quando iniciar a exposição será possível registrar os fogos subindo no ar e, depois, explodindo - tudo no mesmo quadro. Assim, é mais garantido que saiam boas fotografias desde o começo.
Ao deixar o zoom muito próximo, fica mais difícil saber exatamente quando e onde os fogos irão parar e você pode não conseguir registrar o momento.
Procure a exposição correta
Agora só falta escolher a exposição certa. Como você está fotografando pequenos pontos de luz que se movem sobre o céu negro, devemos usar um tempo de exposição mais longo do que o padrão de 1/60 segundos que normalmente sua câmera utiliza. Você provavelmente obterá melhores resultados se usar um tempo entre 1 e 4 segundos.
Se você puder controlar o tempo de abertura, tente começar pelo f/8. Depois de fazer as primeiras fotos, reveja-as em sua câmera e observe se você conseguiu registrar as cores reais dos fogos. Se eles ficarem brancos nas fotos, você deve usar o mesmo tempo de exposição, fechar um pouco a abertura focal, ou seja, alterar de f/8 para f/11 ou f/16, e tentar novamente. Caso não seja possível alterar a abertura do diafragma de sua câmera, reduza o tempo de exposição.
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